quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2006 - Texto Eliana Barbosa Gonçalves

Tributo a Jorge Amado

Se ele não contasse histórias
Nem sei com seria
Talvez fôssemos todos baianos
Sem conhecer bem a Bahia
Ele já nos falou do cacau
Dos cabarés e do jogo
Falou de uma morena faceira
Que com seu cheiro de cravo e canela
Fazia Nacib arder em fogo

Falou dos encantos da terra
E de uma bela chamada Tereza
Muito cansada de guerra
Falou dos mistérios do mar
Da vida dos pescadores
Falou de uma rara Flor
Que tinha seus dois amores
Falou dos coronéis, do agreste
Dos orixás, do candomblé
Esse anjo criador, gênio iluminado
Todos sabemos quem é
Ele fala da Bahia com amor
E por ela é amado
Amado Jorge, Jorge amado.


Forró pra Inglês Ver

Do you love me, minha nêga?
Yes, I do
Do you love me mesmo?
Yes, meu nêgo, I do
Então vamos pro forró
Que eu também love you

Vamos dançar gostoso até o dia amanhecer
Vamos fazer bonito que é forró pra inglês ver
Vamos mostrar pra essa gente
Que "rock" aqui é nome de "home"
Que é bem agarradinho no salão que o couro come

Aqui não tem Micahel Jackson
Nem essa tal de Madonna
Tem é muito arrasta pé
Muita zabumba e sanfona
Nada de uísque "on the rock"
Que o Roque não bebe isso, não
Aqui se bebe é batida
Muito licor e quentão

E esse negócio de "bacon"
Nem quero ouvir falar
Aqui tem é canjica
E muito milho pra assar
Se eles "disser" que tá ruim
Perder tempo nós não "vai"
Nós dois "embola" a língua,
Abana a mão e diz "good bye"



Viagem

Quando o dia nascer
E o sol iluminar o teu corpo
Quero sentir o gosto
Da tua pele suada
Quero beber do teu néctar
Me alimentar do teu ser
Quero uma viagem sem volta
Fazer morada em você

E quando o sol se esconder
Dando lugar à deusa lua
Quero contar nas estrelas
As vezes que fui tua
Quero invadir teus segredos
E devassar a tua alma
Buscar dentro de ti
A paz que sempre me acalma

Mas não permita que eu me perca
Nessa viagem insensata
Pois o vinho que dá prazer
Também vicia e mata.

Eliana Barbosa Gonçalves, nascida em Mata de São João/BA em 26/01/62, reside em Salvador desde 1979. Gosta de ler, escrever, compor letras de músicas, escreve poemas, mas não tem nenhum texto ou música publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário