quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2005 - Textos Cristiane M. Lopes Ramos

Cópia ou Replágio

Porque gosta
Transa
Traça
Porque ama
Pega
Toma
- Trejeitos –
Porque assanha
Minha alma vaga
Soturna na noite vaga
Sola solimbando
Manuel
E barrando.



No meu pensamento

No meu pensamento irrefletido
Ecoa teu olhar partido
Teu olhar inflexível vidro
Ou olhar de mendigo bêbado
Ou olhar vago e úmido.

No meu pensamento partido
Escorre teu mel poluído
Tua seiva, tua selva em pêlo
Teu nada que me deste nunca
E o nada que ofertei em sonho.

Ecoam em meus olhos ícaros sem asas
Que plainam rumo
Ao teu brilho longínquo (puro)
Ao teu brilho de mel refletido
Ao reflexo do tempo esquecido.




Trem da Madrugada

Hoje
Paro e reflito
O que me sacia
Não é carne não é leite
Não é doce não é água
É um naufragar
Um suar, um suor
Uma brancura deleitada
Um mel no seio da madrugada



Hoje
O que me sufoca
Não são teus verdes olhos idos
Nem me plagiar posso
Não consigo
O que sufoca
São gotas de palavras tortas
Semi-nuas e suadas
Pois o calor abafa meu pensamento
Meu sexo, meus sentidos
Meus sentimentos, meus medos
E então eu digo
Porque quero
Pois é preciso
Pois é sublime
Não dizer nada
dizendo tudo
O que não minto
Apenas
Que ontem e hoje
Me possuo
E amanhã,
Me recrio
E não paro e não perco
O trem da madrugada...

Cristiane M. Lopes Ramos - Nascida a 04.12.1970, poetisa e pianista, realizou vários cursos de especialização em técnica e interpretação pianística. Cursou o ensino fundamental em Morungaba/SP e o ensino médio em Itabita/SP, tendo como professores de Português os escritores Aércio F. Consolim e Ricardo Leite. Escreve poemas desde os 17 anos de idade. Participou da antologia Miramar Shopping, de Santos/SP. Tem trabalhos publicados no jornal O Menestrel, de Amparo/SP. Seu primeiro livro foi publicado em 2000, pela Editora Literarte, de Jundiaí, intitulado “Um poema no meu caminho”. Obteve classificação em 2° lugar no concurso de crônicas e poesias do jornal de Itatiba/SP, em 2005. Bacharela em Direito e professora em Morungaba/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário